Luiz Sallim Emed

Luiz Sallim Emed

A história da Medicina no Paraná está intensamente ligada à vida de Luiz Sallim Emed. Médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Sallim é especialista em Clínica Médica e Nefrologia e tem pós-graduação em Administração Hospitalar. Sua atuação na área da saúde foi crescendo na gestão profissional de hospitais. Foi diretor clínico e depois superintendente do Hospital Cajuru entre 1978 e 1999. Transformou o local de um pronto-socorro para um hospital universitário, criou programas de residência médica na formação de médicos especialistas.

Ainda na área de gestão, foi diretor geral da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, diretor médico do Hospital São Vicente e atua como diretor médico do Hospital Nossa Senhora das Graças. Conselheiro no Conselho Federal de Medicina, presidente do Conselho Regional de Medicina por sete anos e meio e membro da Diretoria da Associação Médica do Paraná, Sallim também tem grande experiência na área acadêmica. Por 30 anos foi professor de Clínica Médica e Nefrologia na PUC-PR e responsável pela formação de mais de 2.000 médicos, chefe do serviço de transplante renal do Hospital Universitário Cajuru e foi diretor de ensino e pesquisa da Aliança Saúde PUC-Santa Casa.

Natural de Herculândia (SP), com 66 anos, esposa, três filhos e três netos rubro-negros, o médico é atualmente o 1º vice-presidente do Conselho Administrativo do Clube Atlético Paranaense e também diretor médico do Clube. Com um perfil profissional completo e que inclui também um título de Cidadão Honorário de Curitiba, Sallim sempre diz que o título mais importante que o define é: ATLETICANO.